A Rádio H2OFM

Ano de 2009. Um pequeno grupo de amigos com gosto pela música e pela rádio decide criar um novo projecto, livre e sem preconceitos. Como todos usavam a Internet diariamente, tal como milhares de pessoas, decidiram criar uma rádio online.

O nome? Após algumas conversas chegou-se a uma conclusão: devido à Nazaré ser uma vila piscatória, com grande tradição pelo mar, adoptou-se o símbolo químico da água, “H2O”. Posteriormente o “FM” surge devido a tratar-se de uma rádio, online, que tenciona crescer e tornar-se no futuro numa rádio em frequência.

Então esse grupo de amigos, liderado por Guilherme Azevedo (vencedor do programa televisivo “Uma Canção Para Ti”) e Cristiano Vagos (estudante e DJ), decidiu por mãos à obra e começar as emissões dessa rádio online. Na altura a H2OFM contava com cerca de 5 a 6 locutores, cada um com o seu programa dos mais variados tipos de música (Brasileira, Portuguesa, Electrónica, etc).

Com o passar dos dias, e chegado o Carnaval, a H2OFM tornava-se numa rádio 100% Carnaval da Nazaré, com marchas a tocar 24h/dia, e com programas de pedidos de marchas. A rádio atingia grandes números de audiência e o crescimento começava. Os Nazarenos contavam com a H2OFM para ouvir as últimas marchas de Carnaval e de anos anteriores.
Porém, passado o Carnaval, a H2OFM baixava drasticamente as suas audiências, e decidiu fechar.

Em 2012, Guilherme Azevedo, Cristiano Vagos e Ana Ortega (estudante que se juntou fortemente ao projecto) decidiram que a rádio H2OFM seria uma rádio apenas sobre o Carnaval da Nazaré, e decidiram ir à procura de apoios para suportar os custos da rádio, e falar directamente com os intervenientes do Carnaval da Nazaré para proceder a programas de entrevistas com os grupos e seus responsáveis. O estúdio da H2OFM, improvisado na garagem do Guilherme Azevedo, começava a acolher alguns grupos de Carnaval e a levar além fronteiras o Carnaval da Nazaré. Grupos como: Sakanagem, Alberqueras, os Reis de Carnaval, entre outros, estiveram presentes.
Com as entrevistas e pedidos, juntou-se os passatempos de bilhetes para os bailes de Carnaval. Estava lançada a H2OFM na Nazaré como uma rádio 100% Carnavalesca, e parte integrante do Carnaval da Nazaré.

Em 2013 repetiu-se o feito: houve mais grupos de Carnaval a serem entrevistados e emissões em directo de bailes de Carnaval, bem como uma festa oficial de lançamento da H2OFM no BláBlá Bar, patrocinador da altura. Tanto sucesso e popularidade fizeram da H2OFM parte figurante na capa do jornal Região de Cister, com direito a entrevista no interior do jornal (que guardamos com muito gosto).

No início de 2014, a administração da H2OFM informa os seus fãs que não irá haver emissões, devido a falta de tempo e apoios financeiros. Aí, o Blog Carnaval da Nazaré (parceiro da H2OFM desde sempre) decidiu lançar um vídeo no YouTube para promover o pedido de ajuda para a H2OFM abrir em 2014. O pedido foi aceite, e desde então foram enviados vários apoios que permitiram que a rádio tivesse mais um ano de emissões, ao qual agradecemos pois sem os nossos fãs e ouvintes nada isto seria possível.

Já no ano de 2015 a H2OFM voltou a fazer parte do Carnaval Nazareno, e aumentou ainda mais o número de grupos em entrevistas, tendo tido maior sucesso que nos anos anteriores.

Em 2016, “O Carnaval tá no ar!” outra vez. A H2OFM vai levar a todos os seus ouvintes através da Internet o Carnaval da Nazaré.

Contamos com a tua companhia!